As fraturas do colo do fémur acontecem nos idosos, fruto da desmineralização óssea, que acompanha o avançar da idade e como sabemos mais prevalente no sexo feminino. Após estas fraturas naturalmente acontece um aumento da dependência destes doentes, por circunstâncias inerentes ao traumatismo da fratura e à cirurgia subsequente. Para além destes fatores, temos ainda que, muitos destes doentes habitam em prédios sem elevador e de difícil acesso o que muito dificulta a sua deslocação ao exterior.
Tendo em conta estes fatores foi criado um acordo entre o ACES e o Serviço de Medicina Física e Reabilitação do HGO, para o encaminhamento de doentes após cirurgia, para a realização de tratamentos de Fisioterapia no domicílio.
A atividade da Fisioterapia no âmbito da UCC prende-se desta forma com o acompanhamento de utentes de todo o Concelho de Almada, operados a fratura do colo do fémur.
A equipa de fisioterapia funciona em estreita articulação com todos os profissionais que integram as unidades de Saúde do ACES de Almada - Seixal (UCSP´s e USF´s) e com o Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Garcia de Orta (HGO).
O horário de funcionamento da fisioterapia está integrado no horário de funcionamento da UCC.
OBJECTIVOS
- Promover a recuperação funcional anterior à fractura, em 80% dos utentes com fratura do colo do fémur;
- Realizar primeira visita primeira visita a utentes com fratura de colo de fémur até 48 horas úteis após a referenciação;
- Prevenir novas quedas (em particular no domicílio), e o surgimento de novas fraturas;
- Elaborar plano e definir estratégias para melhor conhecimento desta população.