Criar uma Loja Virtual Grátis
Cuidados Continuados

  • REDE NACIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS

Com as constantes mudanças na sociedade e o crescente envelhecimento da população com importantes repercussões familiares, surge cada vez mais a necessidade de dar resposta às atuais necessidades em cuidados de saúde e de apoio social das pessoas em situação de dependência.

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), foi criada em 2006, sendo a integração de utentes em regime de internamento em Unidades de várias tipologias, uma realidade no nosso país. Outras respostas estão progressivamente a ser implementadas, nomeadamente as Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI), que desenvolvem a sua atividade em contexto domiciliário.

Entende-se por “Cuidados Continuados Integrados”, o conjunto de intervenções sequenciais de saúde e ou de apoio social, decorrente da avaliação conjunta, centrados na recuperação global entendida como o processo terapêutico e de apoio social, ativo e contínuo, que visa promover a autonomia, melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.

Por aqui se entende que são parceiros ativos neste processo de promoção da autonomia da pessoa em situação de dependência, os profissionais de saúde, o utente, a família e ou cuidador.

EQUIPAS DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS (ECCI)

As duas ECCI´s do ACES de Almada - ECCI Almada Urbana e ECCI Almada Caparica, estão integradas na UCC.

A ECCI Almada Urbana - abrange as freguesias de Almada, Cacilhas, Pragal, Cova da Piedade, Laranjeiro e Feijó.

A ECCI Almada Caparica - abrange as freguesias de Costa da Caparica, Caparica, Trafaria, Charneca da Caparica e Sobreda.

As equipas são constituídas por um grupo multidisciplinar, destinado à prestação de serviços e cuidados domiciliários a pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal ou em processo de convalescença.

O ACES de Almada garante que as ECCI´s asseguram como compromisso assistencial cuidados a utentes que se consideram admitidos após processo de referenciação, validação/ autorização pela Equipa de Coordenação Local (ECL) da RNCCI, da área de residência preferencial do utente, mediante proposta.

A proveniência dos utentes pode ser o hospital ou o centro de saúde, à semelhança do que já acontece para as unidades de internamento. Desta forma a referenciação para as ECCIs pode ser efetuada por Equipas de Gestão de Altas (EGAs) dos hospitais ou pelas unidades funcionais do ACES, através dos critérios estabelecidos pela RNCCI.

Atingida a capacidade assistencial das ECCI´s, os utentes ficam a aguardar vaga, em lista de espera, sendo os cuidados de enfermagem assegurados pelos enfermeiros das unidades funcionais do ACES de Almada (USF´s e UCSP´s), onde se encontram inscritos.

As ECCI´s funcionam em estreita articulação com todas as unidades de Saúde do ACES de Almada, em especial com a equipa de enfermagem de cuidados domiciliários e respetivos médicos de família dos utentes.

A articulação com os recursos da comunidade / redes de apoio social (Ex: Hospitais, Juntas de Freguesia, Câmaras, IPSS, Projetos Comunitários, PSP, GNR, Bombeiros entre outros) é concretizada através do recurso aos projetos e programas comunitários em curso, em que a UCC tem papel ativo.

O horário de funcionamento das ECCI´s está integrado no horário de funcionamento da UCC.

Critérios de referenciação:

Utentes residentes no concelho de Almada, com situações de perda de autonomia, portadoras de diversos tipos e níveis de dependência, que necessitem de intervenções sequênciais de saúde e apoio social, sendo os critérios de inclusão:

  • Frequência da prestação de cuidados domiciliários superior a uma vez por dia e sete dias na semana;
  • Necessidade de cuidados que requeiram um grau de diferenciação que exceda a equipa básica, por exemplo acções paliativas, cuidados de enfermagem de reabilitação, apoio social, entre outros;
  • Prestação de cuidados multiprofissionais que excedam uma hora e trinta minutos por dia.

OBJECTIVOS

  • Realizar a primeira visita nas primeiras 24 horas aos utentes referenciados;
  • Efetuar visita domiciliária multidisciplinar de forma programada e regular, tendo por base as necessidades clínicas e sociais detetadas pela equipa;
  • Prestar cuidados de enfermagem e médicos de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e ações paliativas;
  • Prevenção de úlceras de pressão aos utentes abrangidos utilizando como instrumento de trabalho a Escala de Braden;
  • Diminuir o n.º utentes com o fenómeno de UP activo;
  • Articular com os serviços de apoio social local, a resposta adequada ao utente/família;
  • Promover o auto cuidado de acordo com a especificidade de cada utente;
  • Promover a melhoria do Grau de dependência (Índice de Katz);
  • Envolver e capacitar a família/cuidador para os cuidados ao utente, dotando-os de autonomia para: prevenção de UP, cuidados de alimentação e higiene, transferências e posicionamentos e relacionais.