A área geográfica da intervenção da UCC de Almada corresponde à área geográfica do Concelho de Almada.
O Concelho de Almada é um dos nove concelhos da Península de Setúbal, abrange uma população residente estimada de 166.148 indivíduos.
O Concelho de Almada é constituído por onze freguesias: Almada, Cacilhas, Pragal, Cova da Piedade, Laranjeiro, Feijó, Costa da Caparica, Caparica, Trafaria, Charneca da Caparica e Sobreda.
Trata-se de um Concelho que tem uma área de aproximadamente 70Km2, apresenta uma elevada densidade populacional, das mais elevadas da Península de Setúbal.
Almada é um dos Concelhos mais envelhecidos da Região de Lisboa e vale do Tejo. Quanto ao número de nascimentos, contrariamente ao panorama nacional, Almada regista um valor superior à média nacional. O aumento do peso proporcional dos jovens e dos idosos, grupos que representam a população economicamente não ativa, a par da redução do grupo considerado ativo, tem repercussões importantes no equilíbrio económico e social das comunidades do concelho. Estes aspetos são bem evidenciados pela evolução dos índices de dependência da população, justificando plenamente a implementação de uma UCC, cujo foco de intervenção é precisamente a comunidade.
A proximidade da orla marítima, a beleza natural das suas praias e as boas condições climáticas, tornam o concelho de Almada uma zona de veraneio apetecível e muito concorrida para fins-de-semana e férias. Deste modo, nos meses de maior afluxo para lazer, especialmente durante o Verão, acresce um número importante de efetivos populacionais aos residentes habituais, com as caraterísticas próprias das populações flutuantes.
A rede de transportes públicos é vasta (autocarro, comboio, metro de superfície e barco) permitindo a deslocação da população com facilidade.